Terminou projeto do INESC TEC e Outsystems sobre experiência de utilização

O projeto OutSystems Learnability Model 2 (OLM2), um projeto de prestação de serviços entre o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, o Centro de Computação Gráfica e a empresa OutSystems, permite melhorar a experiência de utilização da plataforma de desenvolvimento da OutSystems, de forma a responder ainda melhor às necessidades dos programadores mais inexperientes.

Com vista caracterizar a experiência de utilização da plataforma Service Studio, plataforma de desenvolvimento low-code da OutSystems, a equipa do projeto OLM2 analisou a primeira utilização de dois perfis de utilizadores, isto é,  perfis com e sem experiência de programação. Em concreto, esta análise permitiu desenvolver e validar ferramentas de suporte a esta análise, nomeadamente, métricas de análise, mecanismos de visualização de dados, taxonomias, entre outras, e, através delas, conhecer as características de interação de cada perfil.

Estes resultados vão permitir à OutSystems automatizar a análise do modo como o Service Studio é utilizado e suportar a definição de estratégias para melhoria da experiência de utilização da própria plataforma. Foram ainda propostas linhas de evolução da plataforma a médio e longo prazo.

Para José Creissac Campos, responsável pelo projeto do HASLab, “este projeto permitiu desenvolver novo conhecimento científico na área da análise de plataformas de programação”.

De referir ainda que o projeto OLM2 decorreu em seguimento do projeto OutSystems Learnability Model 1 (OLM1), que decorreu de maio a dezembro de 2018, e que teve como objetivo principal definir uma estratégia de análise da experiência de utilização da plataforma da OutSystems.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal