VISUM: 10 anos de Escola de Verão sobre visão computacional e inteligência artificial

A escola de verão VISUM – VISion Understanding and Machine Inteligence, promovida pelo INESC TEC, celebrou 10 anos de existência.

Ao longo de uma semana – entre 10 e 16 de julho -, 75 participantes, desde investigadores, estudantes, engenheiros e cientistas, de 18 nacionalidades, tiveram acesso a um programa de formação, a sessões de mentoria e a networking, nas áreas de visão computacional e inteligência artificial.

“Este ano foi particularmente desafiante devido à incerteza associada à pandemia. Ainda assim decidimos por voltar ao formato presencial, por acharmos que seria uma mais valia, e acabou por exceder as expectativas”, reconhece a comissão organizadora do evento. “Tivemos uma ótima adesão dos participantes (foi a edição com maior número de candidaturas e com maior participação), speakers de topo, que prontamente aceitaram o desafio, e patrocinadores (Protocol Labs Research, Ocean Infinity e Bosch Car Multimedia) que nos apoiaram e tornaram esta edição melhor.  E claro, uma equipa muito dedicada que, como sempre, agarrou o desafio com todo a convicção e entusiasmo. E só assim conseguimos organizar a 10ª edição da VISUM! No final, podemos dizer que a missão está cumprida!”

A principal novidade deste ano foi o programa de mentoria, que reuniu um conjunto de mentores, com experiência académica e industrial, com o objetivo orientar os participantes para a resolução de problemas relacionados com a sua investigação e/ou profissão.

Ao longo dos 7 dias, o programa acolheu vários especialistas nacionais e internacionais, que apresentaram diferentes sessões teóricas e práticas em tópicos como machine learning, visão por computador, privacidade e ética em inteligência artificial.

No final da semana houve ainda oportunidade de participar no chamado “Dia da Indústria”, que contou com a presença de 12 empresas com negócios que procuram resolver problemas reais através da visão computacional e da inteligência artificial, nomeadamente Ocean Infinity (Gold Sponsor), Protocol Labs Research (Gold Sponsor), Bosch Car Multimedia (Gold Sponsor), Nilg.AI (Basic Sponsor), Farfetch, iLoF, Adapttech, Equideum Health, ASML, smartex.AI, Deeper Insights e INESC TEC.

 

A competição da Loggi

Um dos principais desafios desta edição consistia em fornecer aos participantes as condições para construir o seu próprio modelo de inteligência artificial. Esta competição procurou responder a um desafio concreto apresentado pela Loggi, uma empresa tecnológica brasileira com soluções de transporte e envio de encomendas, e passou pela criação de “um algoritmo que auxiliasse de forma inteligente e automática a cadeia de logística da empresa”, explicou Tiago Gonçalves, investigador do CTM.

A equipa vencedora foi constituída por Tim Alpherts (Universidade de Amesterdão), Filipe Marques (Ocean Infinity) e Pedro Rocha (Ocean Infinity) e recebeu um prémio total de 2250 euros, em vouchers Amazon, patrocinado pela Protocol Labs Research.

 

10º aniversário

A VISUM é organizada desde o ano de 2013, somando já 10 edições consecutivas e mais de 580 participantes. Adaptando o seu formato ao longo dos anos, a VISUM chegou a decorrer inteiramente online, mantendo o seu papel de formação de verão de referência na área de visão computacional.

No dia 15 de julho decorreu a festa de aniversário do evento para assinalar a década, que contou com momentos de animação e música ao vivo.

A comissão organizadora da VISUM envolve mais de 20 pessoas, sendo composta por uma equipa de projeto liderada por Tiago Gonçalves, uma equipa de mentoria liderada por Kelwin Fernandes (CEO da NILG.AI e antigo colaborador do INESC TEC) e uma equipa de organização liderada por Ana Rebelo, Sara Oliveira e Wilson Silva, investigadores do INESC TEC.

 

Os investigadores do INESC TEC referidos na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal