Conheça o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra

O Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) é um importante centro de investigação português, nas áreas de Informática e Comunicações, fundado em 1991 no âmbito do Programa Ciência.

Atualmente, o Centro abrange vários tópicos de investigação no âmbito da Ciência da Computação e da Engenharia; o CISUC encontra-se organizado de acordo com seis grupos: Computação Adaptativa, Sistemas Cognitivos e Multimédia, Sistemas Evolucionários e Complexos, Sistemas de Informação, Comunicações e Telemática e Engenharia de Software e de Sistemas.

Este mês, conversamos com Nuno Antunes, Investigador do CISUC e Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra.

 

 

Nome da organização: Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC)
Área de atuação: Investigação científica na área dos sistemas de software confiáveis e seguros
Nome do entrevistado: Nuno Antunes
Função na organização: Investigador do CISUC e Professor Auxiliar da UC
Centro do INESC TEC com o qual colaborou: Laboratório de Software Confiável (HASLab)
Projeto em colaboração: AIDA
Responsável no INESC TEC: Ricardo Vilaça

 

Qual é a ligação da CISUC Universidade de Coimbra com INESC TEC?

No caso do nosso grupo, de Engenharia de Software e Sistemas (SSE), há uma ligação de muitos anos entre vários dos investigadores do grupo SSE e do grupo de investigadores que trabalham na área de sistemas distribuídos do INESC TEC, visto que trabalham em tópicos relacionados.

Os dois grupos orbitam comunidades científicas comuns, tais como a comunidade de sistemas distribuídos confiáveis, apesar das especialidades dos dois grupos serem diferentes, mas complementares, o que propicia a colaboração.

Quais são os principais resultados destas colaborações?

O grande resultado é a preparação conjunta de propostas de projetos de investigação, que quando aceites dão um contexto para a colaboração próxima e continuada. O projeto AIDA é o caso de sucesso mais recente desta colaboração: um projeto CMU Portugal, que está a permitir aos dois grupos cooperarem e fazerem contribuições sólidas que vão ter impacto direto nos produtos do parceiro industrial do projeto, em concreto, a Mobileum.

A discussão de caminhos de investigação é também sempre algo que beneficia mutuamente os grupos, ajudando-os a refletir sobre as suas estratégias a longo prazo.

Como tem sido a experiência com INESC TEC?

Bastante positiva! Para além da cooperação científica, também o acompanhamento dos projetos é sempre muito profissional e com muito foco em dar visibilidade aos resultados obtidos pelas equipas dos projetos.

O que valoriza nesta colaboração?

No centro da colaboração está sempre a qualidade do trabalho científico realizado, a competência e dedicação dos investigadores do laboratório, sempre focados em preparar os artefactos necessários com profissionalismo e atempadamente.

O que podemos esperar nos próximos anos do grupo SSE do CISUC?

O grupo de investigação do SSE está em constante renovação, mas sempre mantendo a identidade que o carateriza: por um lado, o desenvolvimento de trabalho científico de qualidade nas áreas de software seguro e confiável e, por outro lado, de abertura à cooperação, que permite potenciar esse trabalho, beneficiando da transferência de conhecimentos com organizações como o INESC TEC.

Assim, podemos contar com a continuação do trabalho conjunto das duas instituições, colaboração em futuras publicações e em projetos de investigação, organização conjunta de eventos e partilha de conhecimento.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal