Conheça o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) é maior instituto de investigação em saúde em Portugal, focado em produzir impacto na melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas. 

 O i3S visa dar resposta a problemas de saúde importantes, nomeadamente o cancro, as doenças neurodegenerativas e infeciosas, e a regeneração de tecidos, reunindo para tal investigadores com reconhecimento internacional em investigação básica, de translação e clínica. 

 

 

Nome da organização: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)
Área de atuação: Tecnologias para diagnostico e monitorização de doenças
Nome do entrevistado: Inês Mendes Pinto
Função na organização: Investigadora Principal
Centro do INESC TEC com o qual colaborou: Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER)
Projeto em colaboração: Care-In-Health
Responsável no INESC TEC: João Paulo Cunha

 

Qual é a ligação do i3S com o INESC TEC?

Nos últimos anos, com o advento da saúde digital, o i3S tem vindo a colaborar com o INESC TEC no âmbito de vários projetos multidisciplinares, alguns dos quais com  financiamento competitivo atribuído por diferentes organizações como o Welcome Trust e a Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia – e, mais recentemente, pela Comissão Europeia (no âmbito do projeto Care-In-Health) – com vista à conceptualização, à criação e à implementação de ferramentas associadas à Inteligência Artificial, para uma melhor identificação e caracterização de novos biomarcadores de diagnóstico, alvos terapêuticos e desenvolvimento de algoritmos de predição e prognóstico de doença.

No âmbito da colaboração que tem existido entre as duas entidades, como caracteriza esta experiência com o INESC TEC?

Especificamente no contexto do projeto europeu Care-In-Health, a colaboração com o INESC TEC tem sido positiva e estratégica para atingir os objetivos pretendidos, nomeadamente na transição da tecnologia de sensores i3S para um dispositivo com potencial de diagnóstico clínico medico personalizado.

Em concreto, o que valoriza nesta colaboração?

Com esta colaboração, valorizamos o know-how e ferramentas de computação e tecnologias digitais do INESC TEC – que, em combinação com a nossa experiência em biossensores, permitirá criar sinergias para o desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas para diferentes aplicações clínicas e cuidados de saúde.

Recentemente, o INESC TEC e o i3S viram aprovado um novo projeto europeu. Em que vai consistir?

Sim, o i3S e o INESC TEC fazem recentemente parte de um consórcio europeu que ganhou um financiamento no âmbito do programa Pathfinder Open no valor de cerca de €7M, que envolve a prevenção, diagnóstico e monitorização de doenças cardiovasculares (CVDs).

Quais são as expectativas para esta nova colaboração?

Esperamos que a colaboração entre o i3S e o INESC TEC se baseie no biosensor multiplex que desenvolvemos no i3S. Esta tecnologia permite o pré-processamento simultâneo da amostra e a deteção de diferentes biomarcadores a partir de um pequeno volume de sangue. Em colaboração com o INESC TEC, vamos levar a plataforma de biosensor a um nível de automatização que permitirá que técnicos não treinados em laboratório adquiram os dados, sendo o próprio sensor responsável por processar os dados, e depois pela sua saída para uma plataforma acessível a médicos e a técnicos de saúde. Durante o período do projeto europeu, prevemos que esta tecnologia seja implementada em locais de ensaios clínicos, onde será utilizada para identificar a eficácia das intervenções dietéticas na resolução ou redução  da inflamação associada ás doenças cardiovasculares. Esta tecnologia será valiosa para o diagnóstico remoto e monitorização de CVDs, especialmente em locais remotos e sem fácil acesso a hospitais ou laboratórios de diagnóstico clínico.

No geral, o que podemos esperar nos próximos anos do i3S?

Nos próximos anos vamos continuar a otimizar esta tecnologia de diagnóstico a nível de engenharia, química e biológica, bem como expandir o âmbito de utilização para outras áreas médicas, incluindo medicina reprodutiva e doenças neurológicas. Neste sentido, será fundamental a experiência do nosso laboratório em medicina molecular para caracterizar e validar biomarcadores moleculares de doença que posteriormente poderão ser monitorizados em contexto clínico através da nossa tecnologia.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal