José Moreira, Universidade de Aveiro

Nome: José Moreira
Nome da organização: Universidade de Aveiro e Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA
Área de negócio: Ensino Superior
Função na organização: Professor Auxiliar
Centro do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG)
Responsável pelo projeto no INESC TEC: Alexandre Valle Carvalho
Título do projeto: MoST

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC?

Os primeiros contactos aconteceram através de Maria Cristina Ribeiro, co-orientadora do meu doutoramento. Michel Scholl, com quem também trabalhei no meu doutoramento, fez parte da Comissão Científica Externa do INESC TEC. A partir daí, fui conhecendo e trabalhando com outros membros do INESC TEC, nomeadamente, Augusto Sousa, Alexandre Valle Carvalho e Marco Oliveira, e temos colaborado em vários projetos.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

O primeiro foi o projeto URBIS, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Atualmente, estamos a concluir o projeto MoST, também financiado pela FCT. O principal tópico de investigação destes dois projetos é a modelação e visualização de dados espácio-temporais. No primeiro, trabalhamos principalmente com modelos discretos para representação e visualização da evolução de dados espaciais (georreferenciados) com aplicações em ambientes urbanos, entre outros. No segundo, estamos a trabalhar com modelos contínuos com aplicação às ciências ambientais, biologia celular, etc. O nosso objetivo é usar métodos de interpolação (morphing) para representar eventos, como a propagação de fogos florestais ou a evolução da morfologia de células vivas em bases de dados, disponibilizando operações para tornar a análise e visualização deste tipo de dados simples e eficiente.

Recentemente, também colaboramos no âmbito de um projeto mobilizador (P2020), o PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

Amplamente positiva e enriquecedora. O INESC TEC tem uma organização e procedimentos muito bem estabelecidos, sendo fácil obter respostas rapidamente. Por outro lado, os membros do INESC TEC com quem temos trabalhado são altamente competentes e têm valências científicas e tecnológicas complementares às nossas, pelo que a participação conjunta em projetos é uma mais valia.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

Sim, sem dúvida. Acabamos de submeter uma proposta em conjunto para um novo projeto de investigação.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal