Luís Pessoa (CTM)

Luís Pessoa (CTM)

“A Coordenação do CTM gostaria de propor para Extraordinário o investigador Luís Pessoa pela recente aprovação de três projetos europeus e um projeto FCT exploratório, incluindo dois projetos europeus coordenados pelo CTM, num contexto extremamente competitivo. O notável número de projetos europeus aprovados, incluindo duas coordenações, em temáticas associadas ao 6G, bem como a aprovação de um projeto FCT exploratório, demonstram bem a grande qualidade do trabalho realizado e a dedicação do Luís. Para este sucesso foi determinante a sua liderança de excelência, em particular na elaboração das propostas de projeto coordenadas pelo CTM. O Luís foi ainda capaz de conjugar este esforço com a execução de projetos, a publicação de artigos científicos e a dinamização da área de Tecnologias Óticas e Eletrónicas do CTM. Notável!”

– Coordenação do CTM

Alguns dos projetos recentemente aprovados tratam de temáticas associadas ao 6G. Será que pode desvendar um pouco sobre os desafios aos quais os projetos vão responder e as soluções que vão propor?

Os projetos em questão são o CONVERGE, TERRAMETA (consórcios europeus coordenados pelo CTM em ambos os projetos), o SUPERIOT (liderado pela Universidade de Oulu na Finlândia) e o TORIS (projeto exploratório FCT liderado por mim)

O projeto CONVERGE, cuja candidatura foi liderada por mim e pelo Prof. Manuel Ricardo, pretende desenvolver um conjunto de ferramentas inovadoras para infraestruturas de investigação, tirando partido da combinação de tecnologias de comunicações e sensorização baseadas em rádio e visão, promovendo a criação de uma nova área de investigação alinhada com o paradigma “ver-para-comunicar e comunicar-para-ver”. Esta nova área de investigação destaca-se da investigação tradicionalmente feita em cada uma das áreas individuais, e pretende gerar novo conhecimento e novas descobertas na interseção das comunicações sem fios, visão computacional, sensorização e aprendizagem máquina, áreas muito relevantes para o desenvolvimento do 6G.

O projeto TERRAMETA pretende demonstrar a viabilidade de redes sem fios de alto débito apoiadas por superfícies inteligentes reconfiguráveis, explorando frequências entre os 100 GHz e 300 GHz, o que está completamente alinhado com as tendências identificadas para o 6G. Espera-se que as superfícies inteligentes reconfiguráveis venham num futuro próximo a revolucionar as comunicações sem fios, uma vez que o canal de comunicações passará a ser também controlável. Imagine-se que no futuro todas as superfícies que nos rodeiam no dia-a-dia (desde chão a paredes e tetos) passam a ser inteligentes, com capacidade de computação, sensorizarão e apoiando as comunicações!

O projeto SUPERIOT pretende desenvolver uma solução verdadeiramente sustentável de comunicações para a Internet of Things (IoT), através da combinação de comunicações por luz e rádio, de forma flexível, e tirando o maior partido possível de tecnologia baseada em eletrónica impressa. O projeto propõe-se a desenvolver o primeiro demonstrador de um nó de comunicações IoT totalmente impresso, isto é, sem recurso a qualquer eletrónica convencional!

O projeto TORIS irá considerar também eletrónica impressa, mas explorando a viabilidade do desenvolvimento de superfícies inteligentes reconfiguráveis recorrendo a esta tecnologia.

Tem também a seu cargo a dinamização da área de Tecnologias Óticas e Eletrónicas do CTM. Quais são as principais atividades desenvolvidas no âmbito desta área?

As principais atividades estão ligadas ao desenvolvimento de soluções para os sistemas de comunicações, computação e sensorização do futuro, apoiado em competências em engenharia de micro-ondas, fibra ótica, fotónica integrada, eletrónica integrada (digital e analógica) e processamento de sinal, com aplicações em sistemas de comunicações óticas e rádio, sensorização humana, e computação embebida.

O que mais aprecia no seu trabalho?

O envolvimento no percurso de formação de jovens investigadores, o ambiente de trabalho multidisciplinar que o CTM proporciona, e o espírito corporativo que sinto todos os dias quando entro pela porta do INESC TEC!

Como comenta esta nomeação?

Fico satisfeito por sentir que os coordenadores estão muito atentos ao trabalho dos colaboradores do CTM, e que procuram premiar e destacar o seu trabalho sempre que se justifica. Desta vez é comigo, e sinto-me lisonjeado por isso e com motivação reforçada para atacar os desafios que aí vêm associados à coordenação e gestão de todos estes projetos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal