Debate sobre temáticas relacionadas com HPC em Portugal e na Europa aconteceu no Porto

O MACC User Group Workshop 2022, evento organizado pelo Minho Advanced Computing Center (MACC) com o apoio do INESC TEC – entre outras entidades -, reuniu cerca de 70 pessoas, de especialistas a utilizadores ou potenciais utilizadores, para debater temáticas relacionadas com computação de elevado desempenho (High-Performance Computing – HPC, em inglês) em Portugal e na Europa. Entre os vários temas em discussão estiveram o futuro do HPC, computação avançada, sustentabilidade, e desafios sociais, económicos e educacionais nestas áreas. O evento decorreu nos dias 7 e 8 de julho, no hotel Crowne Plaza, no Porto.

 

Esta edição do MUG teve como objetivo promover um ambiente colaborativo entre diferentes stakeholders, promovendo a adoção de técnicas de computação avançada e o contacto com a equipa operacional para melhorar os serviços prestados à comunidade científica.

De referir que o MUG contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, numa intervenção dedicada à importância da computação verde e sustentável em Portugal.

“Como uma infraestrutura nacional integrada na European High Performance Computing Joint Undertaking(EuroHPC JU) da União Europeia, o MACC tem como missão promover e possibilitar a criação de capacidade, partilha e cooperação em computação avançada. Grande parte dos investigadores do INESC TEC são potenciais utilizadores do MACC e, portanto, ativos participantes da comunidade e eventos do MUG”, disse Rui Oliveira, membro do conselho de Administração do INESC TEC e diretor do MACC.

O MUG 2022 foi organizado pelo MACC, tendo tido o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Universidade do Minho, UT Austin Portugal e dos projetos europeus EuroCC e RISC2.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal