HASLab participa no programa “O Melhor Estudante na UMinho 2020”

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e UMinho participou, no dia 18 de dezembro, no programa “O Melhor Estudante na UMinho 2020”, com a atividade “A ciência por detrás da app STAYAWAY COVID”, que contou com mais de 15 participantes, oriundos de escolas e colégios do norte do país.

O objetivo da iniciativa, organizada todos os anos pela Universidade do Minho, é apresentar a oferta formativa e evidenciar a investigação que se faz na academia, da qual poderão vir a tomar parte. Além disso, pretende também promover a interação direta e pessoal dos estudantes com docentes e investigadores das suas áreas de preferência.

Neste sentido, a atividade “A ciência por detrás da app STAYAWAY COVID” pretendeu mostrar aos participantes a ciência que está por detrás da aplicação móvel, bem como evidenciar a combinação de resultados científicos de diferentes áreas como, por exemplo, a criptografia, telecomunicações e sistemas distribuídos. Com a apresentação de Ana Nunes Alonso, investigadora do HASLab, foi possível perceber os princípios científicos que permitem que a aplicação funcione, mesmo protegendo a privacidade de quem a utiliza. Para a Ana Nunes Alonso, este tipo de iniciativas permite “não só dar a conhecer um pouco do meio universitário e da academia a futuros alunos, mas também evidenciar como a ciência aí desenvolvida permeia o nosso dia-a-dia”.

A atividade do HASLab decorreu no dia 18 dezembro, das 18h00 às 19h00, e em formato online, devido ao contexto pandémico.

O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido pela Reitoria  da UMinho como uma abordagem inovadora de aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta universidade.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal