INESC TEC apoia gestão de dados em empresa do universo do Banco Carregosa

O INESC TEC concluiu em maio um projeto de serviços na área de Sistemas de Informação para a Coollink, uma empresa do universo empresarial do Banco Carregosa, que tem como objetivo desenvolver aplicações de suporte à atividade de instituições financeiras. Entre os principais resultados deste projeto destaca-se a estruturação e criação de um dicionário de dados de suporte ao governo de dados da solução CoolBiz, uma plataforma que comporta a gestão de produtos financeiros, clientes, risco e reporting para as entidades reguladoras. 

Conforme explica a equipa de investigadores do HumanISE – Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação do INESC TEC envolvida no projeto, foram desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente, a definição de uma metodologia para suporte à resolução do problema, a identificação e detalhe de estruturas informacionais e a identificação de conceitos de negócio e mapeamento dos mesmos com a referência a nível europeu. 

Segundo José Correia, Henrique São Mamede e José Luís Martins, “a atividade de caracterização das estruturas informacionais que suportam a solução CoolBiz seguiu uma metodologia baseada nos princípios e práticas da arquitetura empresarial, com foco particular na arquitetura informacional. Um dos objetivos deste projeto passou pela validação desta metodologia em termos da sua adequabilidade à dinâmica dos sistemas existentes e do negócio que suporta”. 

Após a identificação e descrição de várias das estruturas informacionais, foi efetuado o mapeamento destas mesmas estruturas com conceitos relacionados, transações (fluxos físicos e financeiros) e com as obrigações de reporting aplicáveis, dando assim resposta à necessidade de monitorizar o fluxo de dados desde as fontes até aos consumidores. Como resultado final, foi construída uma primeira versão do dicionário de dados, que contém o mapeamento dos dados que suportam a solução, desde os conceitos funcionais até às estruturas de base de dados. 

No decorrer das atividades realizadas foi, também, elaborado um glossário de conceitos com o objetivo de estabelecer a base de termos e definições que permitem a contextualização de todos os dados que suportam a solução CoolBiz. 

De acordo com os investigadores, “na sequência desta colaboração, bem-sucedida, perspetivam-se novas colaborações para breve, quer com a Coollink, quer com o próprio Banco Carregosa”. 

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à Universidade Aberta e ao Laboratório Colaborativo AquaValor. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal