INESC TEC estreita relações com Japão na área da computação avançada

O INESC TEC reforçou a relação com a Ásia com a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com o RIKEN, Japão, através do seu Centro de Ciências Computacionais (R-CCS). A colaboração tem como objetivo a promoção conjunta de atividades que visam a eficiência energética dos centros operacionais de computação avançada que acolhem os supercomputadores Fugaku e Deucalion, contribuindo para posicionar as duas organizações na linha da frente da supercomputação verde.

O MoU foi assinado na cidade de Kobe, Japão, no dia 13 de dezembro, no âmbito de uma reunião com a equipa de operações do supercomputador Fugaku. “O supercomputador Fugaku é,  simultaneamente, o mais verde e o segundo mais rápido do mundo e o Deucalion será dos primeiros supercomputadores verdes da rede EuroHPC”, refere Rui Oliveira, administrador do INESC TEC. “Este MoU prevê a colaboração ao nível da promoção da eficiência energética dos centros operacionais de computação avançada que acolhem o Fugaku e o Deucalion, procurando posicionar os dois parceiros na linha da frente da supercomputação verde em prol da desejada neutralidade carbónica”, explica o administrador.

Esta colaboração com a Ásia foi também reforçada pela apresentação sobre o Sustainable HPC no National Center for High-Performance Computing (NCHC) do NARLabs, no âmbito do workshop 2022 Cyberinfrastructure and HPC – Challenges and Opportunities for the Post-Pandemic Era, que contou também com a participação da rede CENTRA, ao qual o INESC TEC pertence.

Ainda no âmbito desta visita,  Rui Oliveira reuniu  com o presidente do National Institute of Informatics (NII), Masaru Kitsuregawa, também membro do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC. Além disso, e a propósito do NII International Internship Programme, Rui Oliveira visitou também três investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC que estão a realizar o seu estágio no NII.

Importa referir que, no dia 30 de novembro, o INESC TEC recebeu uma delegação do NARLabs, entidade com a qual mantem uma relação de parceria através da assinatura de um memorando de entendimento, que visa a cooperação em Computação Avançada e Investigação e Tecnologias Oceânicas.

O investigador INESC TEC mencionado tem vínculo à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal