INESC TEC integra associação europeia de redes e serviços de telecomunicações 6G

O INESC TEC integrou a  6G Smart Networks and Services Industry Association (6G-IA), porta-voz da indústria e investigação europeia para as redes e serviços de telecomunicações de próxima geração e que pretende contribuir para a liderança da Europa na investigação 5G, pós-5G e 6G.

A rede 6G-IA desenvolve várias atividades em áreas estratégicas, incluindo normalização, gestão de espetro, projetos de I&D, competências em tecnologia, e colaboração com a indústria, nomeadamente nas áreas da saúde, agroflorestal, mar, entre outros, bem como no desenvolvimento de testes em ambiente real e cooperação internacional.

A participação do INESC TEC nesta associação é estratégica, abrindo a oportunidade de integrar consórcios que são limitados a membros da 6G-IA e que mobilizam entidades europeias chave na área das telecomunicações. Enquanto membro da associação, o INESC TEC poderá ainda contactar com parceiros e integrar consórcios relevantes para participação e liderança de projetos europeus na área das telecomunicações e das redes 6G, integrar grupos de trabalho, ter acesso privilegiado a informação, incluindo chamadas para projetos, agendas estratégicas europeias e programas de trabalho no contexto do Horizonte Europa, bem como aumentar a visibilidade nacional e internacional do INESC TEC na área das telecomunicações.

“O INESC TEC é Full Research Member da 6G-IA, o que nos permitirá atingir os objetivos estratégicos subjacentes à nossa adesão, bem como responder às várias necessidades da atividade de I&D de âmbito europeu e internacional que desenvolvemos”, realça Rui Campos, coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC.

Fazem parte da equipa do INESC TEC Filipe Ribeiro, Hélder Fontes, Hélder Oliveira, Luís Pessoa, Manuel Ricardo e Paula Viana, todos investigadores do CTM do INESC TEC.

A associação 6G-IA tem como membros os principais atores europeus e internacionais na área das redes e serviços de telecomunicações, incluindo operadores de telecomunicações, fabricantes, institutos de investigação e universidades, PMEs e associações ligadas à área das TIC. A 6G-IA conta ainda com mais dois membros nacionais: o Instituto de Telecomunicações e o International Iberian Nanotechnology Laboratory.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FEUP, UP-FCUP e IPP-ISEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal