INESC TEC promove conferência internacional sobre ótica e fotónica

A EOSAM 2022- European Optical Society Annual Meeting, uma das maiores conferências científicas internacionais de ótica e fotónica, decorreu entre os dias 12 e 16 de setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, contando com a participação de 350 investigadores e estudantes de todo o mundo, que apresentaram os seus trabalhos nas áreas da ótica e da fotónica. O programa do encontro contemplou uma conferência, sessões tutoriais e uma mostra tecnológica.

Com um painel de oradores de renome, entre os quais Rachel Grange, Silvia Vignoli, Jacqueline Bloch, Arno Rauschenbeutel, Joseph Howard e Nuno Peres, a Conferência promoveu um ambiente de discussão em torno dos mais recentes avanços tecnológicos e científicos, assim como também ao nível de aplicação nas áreas da ótica e da fotónica.

Evento contou com a participação de 350 investigadores e estudantes

Este ano, entre os principais tópicos de discussão destacaram-se temas como a Fotónica de Silício e Ótica de Ondas, Ótica Computacional, Projeto de Sistemas Óticos, Ótica Biomédica, Nanofotónica Ressonante, Materiais Óticos, Radiação Térmica e Gerenciamento de Energia, Ótica Quântica, Nanotecnologias Optoelectrónicas e Sistemas Complexos, Fronteiras em Metrologia Ótica, Optofluídica, assim como Avanços e Aplicações da Ótica e Fotónica.

Paralelamente ao programa científico, foi realizada uma exposição para apresentar alguns produtos científicos novos, de interesse para os participantes, com a presença de empresas da área, que exibiram os seus últimos avanços tecnológicos, entre as quais, a Thorlabs, Toptica, Sphere e a GLOphotonics.

EOSAM 2022 contou com mostra tecnológica
Participantes apresentaram os seus trabalhos nas áreas da ótica e da fotónica

O programa científico contou ainda com uma sessão de tutoriais, totalmente direcionados para os estudantes, com destaque para o tutorial “An introduction to quantum sensing as quantum information systems”, a cargo de Ariel Guerreiro, investigador do INESC TEC.

A conferência internacional na área da ótica e da fotónica tem sido realizada anualmente. A cada ano, a EOSAM muda-se para diferentes centros óticos, criando uma experiência única para os participantes. Esta conferência já foi organizada anteriormente em França, Escócia, Alemanha, Holanda, Itália e também estava prevista em Portugal em 2020, mas devido à pandemia realizou-se em formato digital.

A conferência contou com a presença de João Claro, membro do Conselho de Administração do INESC TEC

Orlando Frazão e Susana Novais, investigadores do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC foram os Local Chairs, na edição 2022. A conferência teve o apoio local dos estudantes da SPIE Student Chapter da Universidade do Porto.  Esta conferência contou ainda com a presença de João Claro, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, e Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que apresentou o trabalho desenvolvido pelo INESC TEC.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal