INESC TEC recebe delegação empresarial do Canadá

O INESC TEC acolheu, no dia 20 de junho, a visita da delegação empresarial do Canadá,  composta por cerca de 40 delegados em representação de 20 empresas. A comitiva teve a oportunidade de conhecer o trabalho de investigação e inovação desenvolvido pelo INESC TEC, em concreto, nas áreas do mar e da robótica marinha.

A visita arrancou com uma mensagem de boas-vindas e uma apresentação genérica do INESC TEC por Rui Oliveira, membro do conselho de Administração do Instituto e responsável pelo pelouro da internacionalização. Seguiu-se uma intervenção por Ana Paula Lima, investigadora do INESC TEC, sobre o TEC4SEA, iniciativa interna que agrega competências e resultados científicos de vários centros de I&D para a valorização e transferência de conhecimento para a área do Mar.

Esta apresentação deu o mote para uma visita da delegação ao Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos, durante a qual Nuno Cruz e José Miguel Almeida, coordenadores do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, apresentaram algumas das mais inovadoras soluções robóticas autónomas desenvolvidas pela instituição ao abrigo de projetos nacionais e europeus. Este foi também um momento privilegiado de networking entre os vários participantes que culminou com uma visita à embarcação científica, Mar Profundo, no Porto de Leixões.

“As 20 empresas participantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos de referência do TEC4SEA e algumas das principais infraestruturas científicas ao serviço da I&D e Inovação para a nova Economia do Mar”, refere Rui Oliveira. “Programas como o Eureka ou o Horizon Europe, caso se concretize, a curto prazo, a participação do Canadá neste Programa-Quadro como país associado, configuram mecanismos que poderão seguramente auxiliar na viabilização de algumas das oportunidades de colaboração já sinalizadas durante a visita desta missão ao INESC TEC”, adianta o Administrador.

Na visita, participaram também pelo INESC TEC Aníbal Matos, Administrador, António Gaspar, Business Developer do TECPARTNERSHIPS, Cristina Barbosa (CITE), Ana Pires (CRAS), Carlos Almeida (CRAS) e a equipa do Serviço de Relações Internacionais.

A inclusão do INESC TEC no roteiro desta delegação empresarial foi sugerida e coordenada de perto com a Embaixada do Canadá em Portugal e o National Research Council.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UMinho, UP-FEUP e IPP-ISEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal