Investigador do INESC TEC distinguido no programa Novos Talentos em Tecnologias Quânticas

O investigador do INESC TEC Gilberto Cunha foi distinguido com uma bolsa do programa Novos Talentos em Tecnologias Quânticas, uma iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com o investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, atualmente a desenvolver a dissertação, enquanto aluno do Mestrado em Engenharia Física da Universidade do Minho, em “Quantum Bayesian Reinforcement Learning”, o projeto distinguido pretende focar na computação quântica e na inteligência artificial, de forma a verificar se existem vantagens em utilizar a computação quântica para certos problemas da inteligência artificial.

Em concreto, este trabalho vai tentar encontrar vantagens em aplicar a computação quântica em modelos bayesianos aplicados a reinforcement learning, uma área da inteligência artificial. Além disso, “este projeto vai ainda conduzir testes experimentais para verificação destas vantagens, tornando o estudo mais robusto e bem fundamentado”, refere Gilberto Cunha.

As Bolsas Novos Talentos Científicos apoiam anualmente a vocação, a capacidade de investigação e a inovação científica de estudantes em instituições de ensino superior portuguesas. De referir que estas bolsas apoiam o prosseguimento dos estudos e atividades consideradas relevantes para o desenvolvimento do talento do bolseiro.

“Esta distinção é tão mais valiosa não só a nível académico como também a nível pessoal”, admite o investigador, que é já o quarto aluno deste curso da Universidade do Minho e o terceiro colaborador do HASLab a receber esta distinção nos últimos três anos.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal