Investigador do INESC TEC premiado em encontro anual da sociedade europeia de ótica

O trabalho desenvolvido por Duarte Silva foi distinguido na EOSAM 2022 – European Optical Society Annual Meeting, uma das maiores conferências científicas internacionais de ótica e fotónica, promovida pelo INESC TEC. O investigador está a estudar a implementação de uma arquitetura de uma rede neuronal particular numa plataforma ótica.

Duarte Silva, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC foi distinguido com o prémio “Best student oral presentation” pelo artigo “Unravelling an Optical Extreme Learning Machine”. O trabalho apresenta a implementação e estudo, a um nível fundamental, de uma arquitetura de uma rede neuronal particular, chamada Extreme Learning Machine, numa plataforma ótica. “Um dos grandes problemas das redes neuronais profundas está no seu treino, podendo levar a grandes consumos de tempo e energia. Numa Extreme Learning Machine, esse problema é ultrapassado ao realizar o treino apenas nos dados de saída, o que leva a uma otimização muito rápida e eficiente”, explica o investigador.

“Além disso, fazê-lo no domínio ótico permite-nos obter uma computação extremamente rápida, com baixo consumo de energia e com elevado paralelismo. Finalmente, esta implementação, devido à sua simplicidade, pode ser facilmente replicada, e é particularmente atrativa para o processamento de informação já transportada por meios óticos”, acrescenta Duarte Silva.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da sua tese de Mestrado, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob orientação científica de Ariel Guerreiro, Investigador no INESC TEC e docente na FCUP. O trabalho contou ainda com o contributo dos investigadores Nuno Silva e o Tiago Ferreira.

A EOSAM 2022 – European Optical Society Annual Meeting teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal