Investigador INESC TEC publica livro sobre automatização robótica de processos

Henrique São Mamede, investigador no Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) e professor auxiliar no Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta, é o autor do livro “Automatização de Processos com RPA”, publicado recentemente pela FCA.

A obra em questão foca-se na automatização robótica de processos, mais especificamente em ferramentas de RPA (robotic process automation), através das quais é possível definir um conjunto ou uma sequência de instruções a serem executadas por robôs de software. O livro visa, simultaneamente, apresentar conceitos e consciencializar para a importância destas ferramentas, e de que forma as organizações as podem adotar, apresentando também os seus riscos, barreiras, benefícios e vantagens.

O autor reflete, ainda, sobre a crescente transformação digital nas organizações, bem como sobre o papel que a automatização de processos tem vindo a assumir nos diferentes negócios, com vista a aumentar a sua produtividade, competitividade e resiliência, a reduzir custos e a melhorar a qualidade dos serviços.

Tal como Henrique São Mamede refere no seu trabalho, as ferramentas acima mencionadas são capazes de replicar várias interações humano-computador, realizando inúmeras tarefas sem erros, com elevados volumes e a grande velocidade.

O prefácio do livro é da autoria de José Tribolet, fundador do INESC, que deu origem ao INESC TEC, e um dos seus atuais associados.

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UAb.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal