Investigadores do INESC TEC cimentam parceria com rede CENTRA

Desde a sua génese, a rede CENTRA tem em vista a facilitação de colaborações que permitam a aplicação de ciberinfraestruturas transnacionais — contando, para isso, com membros de países tão díspares como Indonésia, Estados Unidos da América, Vietnam ou Japão. Foi precisamente com o intuito de estreitar estas relações com estes parceiros que investigadores do INESC TEC viajaram até Tóquio, onde decorreu o mais recente evento no âmbito desta iniciativa.

A procura por novas áreas de colaboração, sobretudo em temas relacionados com o contínuo de computação Edge-Cloud e o âmbito alargado da inteligência artificial estiveram em destaque nas intervenções de Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e diretor do Centro de Computação Avançada da Universidade do Minho, e Ana Nunes Alonso, investigadora no INESC TEC, que visaram também a apresentação de projetos em curso.

Para além desta participação, do evento saiu também uma nova colaboração no âmbito do suporte à Aprendizagem Distribuída, com foco no problema e impacto da disparidade de modelos resultantes deste tipo de técnica, e no âmbito do suporte a infraestruturas para a Aprendizagem Federada (Federated Learning). Houve ainda tempo para a apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito da parceria entre o INESC TEC — através da equipa de Storage liderada por João Paulo e Ricardo Macedo — e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST), pela voz de Jason Haga.

Para Andreia Passos, responsável pelo serviço de Relações Internacionais do INESC TEC, a participação da instituição neste evento “é mais uma evidência da forte projeção internacional que a nossa investigação e os nossos investigadores têm vindo a conquistar meritoriamente, para lá daquele que é o nosso espaço geográfico de atuação, por excelência – a Europa e a União Europeia (EU), em particular”.

Como tal, estabelecer relações de parceria com entidades de países terceiros, destaca a responsável, “assume uma importância cada vez mais estratégica para a instituição”. “Não só porque os problemas e desafios que nossa investigação endereça são globais e exigem colaborações internacionais, mas também porque a nossa afirmação no contexto europeu se faz, em boa parte, também por via da nossa capacidade de construir pontes com países e regiões do mundo que integram as agendas estratégicas da EU.”

O INESC TEC fez-se representar no evento, que decorreu entre 6 a 9 de fevereiro, por Rui Oliveira, António Luís Sousa, coordenador do Laboratório de Software Confiável, Ana Nunes Alonso e Andreia Passos.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal