Investigadores do INESC TEC conquistam pódio em maratona universitária de programação

Luís Pereira, Rui Pedro Oliveira e Tiago Pereira conquistaram o terceiro lugar da Maratona Inter-Universitária de Programação, após terem resolvido seis dos 11 problemas que lhes foram apresentados em cinco horas. Competição internacional é o novo desafio dos CatamorfismUM, o nome da equipa escolhida pelos investigadores do INESC TEC.

Uma equipa de investigadores do INESC TEC conquistou o terceiro lugar na Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), uma competição de programação dedicada a estudantes universitários que pretendem testar as suas capacidades de resolução de problemas. A iniciativa, promovida pela Universidade de Coimbra, tem também como objetivo a promoção do convívio e a troca de experiências entre alunos e professores.

Para a competição, os estudantes organizaram-se em equipas de três elementos, tendo programado durante 5 horas em linguagens de programação de C, C++, Java ou Phyton 3. No caso dos CatamorfismUM, a equipa formada por Luís Pereira, Rui Oliveira e Tiago Pereira, investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, todos os problemas foram resolvidos (seis num total de 11) com recurso a linguagem C++.

A participação do grupo aconteceu por via de um desafio lançado por um professor, conhecedor do histórico de participação dos três investigadores em concursos de programação competitiva semelhantes. Ainda assim, não esperavam um resultado tão positivo, reconhece Luís Pereira. “Após a MIUP percebemos que estávamos mais bem preparados do que nós próprios sabíamos.”

Perante o desempenho e o resultado alcançado, o grupo já estabeleceu um novo objetivo: participar no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), uma prova que reúne as melhores universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Israel, no âmbito do International Collegiate Programming Contest. O objetivo é “provar internacionalmente” a capacidade do grupo.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal