Plataforma “Conta-me Histórias” do INESC TEC integrada como nova funcionalidade no Arquivo.pt

“Conta-me Histórias”, a plataforma portuguesa agregadora de notícias galardoada com o primeiro lugar nos prémios Arquivo.pt 2018, foi recentemente integrada no Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação pública que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996, através da disponibilização de uma nova funcionalidade.

“Narrativa” é o nome desta nova função que permite criar automaticamente narrativas temporais sobre qualquer tema. Resultado da colaboração entre o “Conta-me Histórias” e o Arquivo.pt, esta funcionalidade, integrada no Arquivo.pt em setembro de 2021, analisa automaticamente as notícias de 24 websites arquivados ao longo do tempo e apresenta ao utilizador uma cronologia de notícias relacionadas com o tema pesquisado. 

O projeto “Conta-me Histórias” permitiu a criação de uma tecnologia web que proporciona ao utilizador criar uma narrativa temporal sobre qualquer assunto a partir de notícias arquivadas no Arquivo.pt. A criação de uma narrativa deste género pode ser útil para diferentes tipos de utilizadores, como por exemplo investigadores, jornalistas, estudantes ou políticos. 

A plataforma “Conta-me Histórias” foi desenvolvida no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, nomeadamente por Ricardo Campos, investigador e também docente do Instituto Politécnico de Tomar; Alípio Jorge, coordenador e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Arian Pasquali e Vitor Mangaravite, na altura também investigadores; e Adam Jatwot, docente da Universidade de Innsbruck. 

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, ao IPP e à UP-FCUP.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal