Mais do que papel

A Ciência pode (e sai mesmo) do papel. São novos produtos e serviços, recursos humanos e oferta formativa, conteúdos educativos, mas também dados para apoio à decisão e à política pública, infraestruturas e ferramentas para que empresas e outras entidades científicas possam continuar a explorar novos conhecimentos, entre outras formas de impacto. E tudo isto é Propriedade Intelectual, a moeda da Economia de Conhecimento.

O INESC TEC, em 2024, gerou dezenas de novos resultados, nove novos pedidos de patentes, várias famílias de patentes internacionalizadas, concessões e alguns licenciamentos, spin-offs e rendimentos, percorrendo-se assim o ciclo perpétuo de transferência de conhecimento, ou melhor dizendo, impacto baseado em Ciência. Muito papel envolvido, algum dele bem caro, mas com potencial e a caminho de combater os grandes desafios da Humanidade da atualidade e do futuro. O INESC TEC, através do seu Gabinete de Transferência de Tecnologia, tem o prazer de estar na primeira fila desta mudança e procura aplicar os seus melhores esforços na transformação deste papel em bens e serviços que contribuam para a prosperidade e qualidade de vida das populações.

Prémio EARTO, Crédito Agrícola, Expresso, e finalista Nature spin-off

Em 2024, foram várias as soluções inovadoras desenvolvidas no INESC TEC em vários setores que viram reconhecido o seu impacto, valorizando cada vez mais a Propriedade Intelectual (PI) criada.

A tecnologia “intelligent Lab-on-a-Fiber” (iLoF), desenvolvida em colaboração com a Universidade do Porto, utiliza fotónica e inteligência artificial para criar impressões digitais biomoleculares e tem um grande potencial de aplicação em diversos setores industriais. Pelo seu impacto na área da saúde, permitindo diagnósticos e tratamentos personalizados, em áreas com Alzheimer e cancro, a tecnologia venceu o prémio EARTO Innovation Awards “Impact Expected”, e está a ser testada pela spin-off do INESC TEC com o mesmo nome, iLoF.

Na área da sustentabilidade alimentar, a tecnologia é implementada pela spin-off do INESC TEC Seedsight, cuja plataforma digital maximiza a disponibilidade alimentar através da análise avançada de sementes e grãos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar. A Seedsight foi, em 2024, finalista do “Nature Awards Spinoff Prize” e vencedora do “International Innovation Award 2024” da Altice e do “Born from Knowledge Award” da ANI.

Partindo da tecnologia patenteada do INESC TEC, BB-Spectral, a solução Pocket-Vet utiliza IA para monitorizar a saúde animal, possibilitando a deteção precoce de mastite bovina. Esta solução destacou-se na 11.ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, na categoria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Também o projeto Modular-E, um robô para vinhas desenvolvido no Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente do INESC TEC (TRIBE LAB), venceu o Prémio Inovação Agricultura, uma iniciativa da Timac Agro – a que o Expresso e a SIC Notícias se associam -, demonstrando o impacto da robótica e da IoT em práticas agrícolas sustentáveis.

Estas distinções evidenciam o impacto transformador das tecnologias do INESC TEC em áreas cruciais como a saúde, a sustentabilidade ou a agricultura. E refletem a capacidade do Instituto na conversão de conhecimento científico em soluções tecnológicas que geram benefícios concretos para a sociedade.

Promover a PI através de casos de sucesso

Para sensibilizar o ecossistema para o tema, o Gabinete de Transferência de Tecnologia organizou um webinar piloto em Dezembro de 2024 tendo por base o caso de estudo que o Instituto Europeu de Patentes (IEP/EPO) publicou sobre a PME Austríaca Marinomed. Neste caso de sucesso da Marinomed, descreve-se a importância das Patentes no seu modelo de negócio eficiente (lean business model), na definição das decisões estratégicas da empresa, na definição dos produtos e tecnologias principais da empresa, no apoio das patentes em casos de conflitos devido a assuntos de infração da propriedade intelectual, na abordagem que fazem das patentes como forma de proteção da propriedade intelectual dessas tecnologias e na atração de investidores e de tomadores das tecnologias.

A promoção e a divulgação do papel da propriedade intelectual como fator de sucesso para as empresas de todas as dimensões faz parte do compromisso do INESC TEC ao integrar as redes GAPI e PATLIB, complementando outras iniciativas relevantes como o projeto “Empresas com valor intangível” pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Propriedade intelectual como elemento agregador 

Em 2024, o INESC TEC liderou o grupo da prestigiada rede de TTOs da Comissão Europeia – o TTO Circle – dedicado ao open source. Em conjunto com o CERN, o IMEC e a ESA, o INESC TEC compilou boas práticas na criação e gestão de software open source para capacitação do ecossistema europeu a este nível. Através de software open source, o INESC TEC tem ajudado e criado pontes entre investigadores e empresas, como no caso do software YAKE e a empresa Schemawriter.ai.

Da inovação tecnológica ao potencial transformador da indústria

As formações e iniciativas promovidas pelo EIT Manufacturing têm um impacto determinante no reforço de competências e na aceleração da adoção de tecnologias inovadoras, promovendo a competitividade e a sustentabilidade das indústrias. No laboratório de indústria e inovação do INESC TEC (iiLab), projetos de destaque em robótica industrial e inteligência artificial demonstram como estas ações conseguem enfrentar desafios concretos e gerar valor real para o setor produtivo.

A aplicação de tecnologias avançadas, como os modelos de linguagem extensivos (LLMs), exige grande rigor, com supervisão criteriosa e testes exaustivos para assegurar fiabilidade e eficácia. Neste contexto, a gestão estratégica da propriedade intelectual (PI) torna-se indispensável, especialmente em áreas como inteligência artificial, onde a proteção de algoritmos, dados e metodologias é crucial para garantir a competitividade e a sustentabilidade das inovações. A PI não só protege o conhecimento gerado, como também facilita a sua valorização e transferência para o mercado, criando um impacto duradouro para empresas e indústrias.

Origami

Transformar papel em esculturas é uma arte que requer tempo e paciência. Em 2025, novos origamis ficarão concluídos, realizando-se as últimas dobras que dão continuidade a muitas outras, feitas por muitas mãos diferentes. Uma obra conjunta de sonhadores que acreditam na força da Ciência para iluminar e ajudar a Humanidade.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal