Conheça o CIIMAR

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMARé uma associação sem fins lucrativos, dedicada à investigação, divulgação e transferência de tecnologia na área das Ciências Marinhas e Ambientais.

No mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, estivemos à conversa com cinco investigadoras do CIIMAR.

 

 

Organização: CIIMAR
Área de negócio: Investigação
Nomes: Marisa Almeida, Sandra Ramos, Catarina Magalhães, Ana Paula Mucha e Fátima Carvalho
Função na organização: Investigadoras
Centro do INESC TEC com que colaboraram: Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS)
Projetos em colaboração: Marinneye, SpilLess, Biorem, ROSM e NetTag 

Responsáveis no INESC TEC: Eduardo Silva, Alfredo Martins e André Dias

 

Qual é a ligação do CIIMAR com o INESC TEC?

Os dois centros estão ligados através de vários projetos de investigação que permitiram combinar diversas áreas de conhecimento, nomeadamente, as ciências naturais e a engenharia robótica.

Quais são os principais resultados desta colaboração?

Esta colaboração resultou na elaboração de diversas propostas de projetos interdisciplinares, tal como Marinneye, SpilLess, Biorem, ROSM e NetTag, com ideias inovadoras que permitiram ligar dois campos da investigação, nomeadamente, a biologia e química com a engenharia robótica. Em particular, no âmbito dos projetos desenvolvidos em parceria entre as duas instituições foram desenvolvidas novas tecnologias para, por exemplo, observação oceânica como o biosampler (“Device for capturing in situ aquatic microbiomes “) desenvolvido no Marineye, que resultou numa patente (European Patent Application EP18215568.9, 2018). Por outro lado, no âmbito dos projetos SpilLess, ROSM e Biorem, a parceria resultou no desenvolvimento de nova tecnologia para utilização de técnicas de biorremediação no combate aos derrames de petróleo. Para além disso, no âmbito do projeto NetTag, esta colaboração também resultou no desenvolvimento de novas tecnologias (ROV) para ajudar a recuperar artes de pesca em caso de perda e prevenir assim lixo marinho derivado das pescas.

Como tem sido a experiência com o INESC TEC?

A experiência tem sido muito enriquecedora, permitindo explorar diversas áreas do conhecimento e potenciar o brainstorming acerca de ideais inovadoras com uma vertente interdisciplinar muito forte, que se têm concretizado no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para monitorização e resolução de problemas ambientais.

O que valorizam nesta colaboração?

O espírito aberto para enfrentar novos desafios e a flexibilidade na adaptação aos diferentes cenários de trabalho.

O que podemos esperar nos próximos anos do CIIMAR?

Seguramente a continuação desta colaboração a nível de submissão de propostas de projetos inovadores e disruptivos, desenvolver novas soluções para avançar o conhecimento científico e também para a conservação dos ecossistemas marinhos e dos vários benefícios que providenciam.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal