O futuro de 5 tecnologias do INESC TEC com potencial transformador e reconhecidas internacionalmente

O ano de 2024 foi marcado por uma série de avanços tecnológicos em todo o mundo. A criação de um mundo mais sustentável em diferentes setores da sociedade também passou pelo INESC TEC. Ao longo de 2024, a investigação e inovação rigorosa e multidisciplinar do INESC TEC continuou a lançar as bases para um impacto transformador em domínios críticos, como o progresso económico, bem-estar social, políticas públicas, cuidados de saúde, responsabilidade ambiental, avanço cultural e qualidade de vida, em geral.

Numa lógica de retrospetiva do ano 2024, o INESC TEC destaca as cinco tecnologias do Instituto que viram no ano passado reconhecidas – nacional e internacionalmente – o seu potencial transformador nos seguintes setores estratégicos: saúde (humana e animal), energia, retalho alimentar, agricultura e biotecnologia.

  1. Intelligent Lab on Fiber

A iLoF utiliza tecnologia fotónica e inteligência artificial (IA) para apoiar a descoberta de tratamentos personalizados, reduzindo custos e tempos de desenvolvimento. A sua versatilidade também se estende à agricultura, onde oferece soluções avançadas de avaliação de qualidade para a indústria dos cereais e grãos, que permitem, em menos de um minuto, a análise de alimentos, maximizando, assim, a sua disponibilidade.

Setores: Saúde e Agricultura

Prémios:

  1. BB-SPECTRAL

Sistema de inteligência artificial em espectroscopia, com autoaprendizagem para quantificação metabólica em sistemas «Point-of-Care» ou «Point-of-Mesurement», para a quantificação em tempo real, sem reagentes, não invasivo e não destrutivo com apenas uma gota. É um sistema com aplicações desenvolvidas na saúde humana e animal (análises ao sangue, soro e urina), pecuária de precisão (sangue animal e leite) e agricultura (fertilização de precisão e gestão metabolómica da planta), estando esta invenção integrada no conceito One Health.

Setores: Saúde, Saúde animal, Agricultura e Biotecnologia

Prémio:

11ª edição dos Prémios de Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola (Nacional)

– Prémio Científico Prof. Doutor João Cannas da Silva 2024, Associação Portuguesa de Buiatria (Nacional)

– 2º lugar da competição Poster no Congresso Internacional “Sensors in Medicine 2024” (Internacional)

  1. Modular-E

Robô modular autónomo de custo otimizado, que pode transportar várias ferramentas capazes de realizarem diferentes tarefas, individualmente ou em simultâneo e com altos níveis de precisão. Este sistema modular de robôs inteligentes permite otimizar processos agrícolas, promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência na produção alimentar.

Setor: Agricultura

Prémio:

2º lugar na FIRA – Fórum Mundial de Robótica -, na categoria “Best World Fira Robot” (Internacional)

Prémio Inovação Agricultura 2024, iniciativa da Timac Agro, Jornal Expresso e SIC Notícias (Nacional)

  1. DeepEpil2

Esta tecnologia aplica IA para a previsão e a deteção de crises epiléticas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de milhões de pacientes em todo o mundo. É um avanço crucial na medicina personalizada, na medida em que a epilepsia é uma doença neurológica crónica que afeta cerca de 1% da população mundial e que em 30% dos casos é resistente a medicamentos.

Setor: Saúde

Prémios:

IEEE AI Research Hub na GITEX Global 2024 (Internacional)

  1. EVFlex

Uma solução baseada em inteligência computacional e investigação operacional para criar tarifas dinâmicas para incentivar o carregamento de veículos elétricos em determinados períodos, visando maximizar a utilização local de produção de energia elétrica de base renovável e reduzir custos de carregamento. Contribui para a transição energética baseada numa mobilidade elétrica mais verde, e para uma utilização mais eficiente da infraestrutura de carregamento.

Setor: Energia e Retalho Alimentar

Prémio:

9ª edição dos Portugal Digital Awards (nacional)

 

O compromisso de hoje a pensar nos desafios do futuro

Estes são apenas cinco exemplos de marcos de inovação que o INESC TEC deixou no mundo em 2024, mas, acima de tudo, uma premonição daquilo que o Instituto pode trazer em termos tecnológicos já 2025. Desde tratamentos médicos mais eficazes até soluções sustentáveis para agricultura e energia, estas inovações tecnológicas mostram o compromisso do INESC TEC em resolver desafios complexos com impacto global.

Estas, e outras soluções, não respondem apenas às necessidades do presente, acima de tudo, antecipam os desafios de amanhã.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal